Com a chegada da estação chuvosa em Rondônia, que iniciou em outubro, torna comum que moradores da Zona Urbana encontrem dentro de casas, em praças ou terrenos baldios animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas. O G1conversou com o capitão do Corpo de Bombeiros, Iranildo Dias, que deu dicas que a população pode adotar quando encontrar esses tipos de animais.

De acordo com Dias, até a primeira semana de dezembro haverá mudanças no clima do estado. “A partir do meio do mês de outubro até a primeira semana de dezembro nós estamos em transição da estiagem para o período chuvoso que são totalmente diferentes em relação a proliferação dos animais peçonhentos. E temos aí a questão das moradias, pois as chuvas podem levar suas casas e assim eles saem do seu habitat para outros locais que podem ser na Zona Urbana”, explicou o capitão.

O Corpo de Bombeiros alerta sobre alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que as pessoas sejam picadas. “Os escorpiões e as aranhas costumam entrar em sapatos que não usamos com freqüência ou se alojarem em uma parte do guarda-roupa mais escura. Então antes de usar os sapatos ou mexer nesses locais escuros, dê uma olhada, sacuda para não ter surpresas desagradáveis depois”, informou o capitão.

Fonte: G1 Rondônia