Se na última sexta-feira Neymar enfrentou sua maior vítima pela seleção brasileira, o Japão, e manteve a ampliou seu índice ao abrir a vitória por 3 a 1, o adversário de terça também reserva uma curiosidade ao atacante: entre as campeãs mundiais, a Inglaterra é a única que nunca sofreu um gol dele.

Não são tantos jogos assim nessas estatísticas. O Brasil não enfrenta tanto assim as seleções mais tradicionais, principalmente as europeias, mas, mesmo assim, Neymar já marcou sobre Alemanha, Espanha, Itália e França, além das vizinhas Argentina e Uruguai. No total, são oito gols contra as campeãs, mesmo número que ele fez apenas sobre o Japão.

O camisa 10 da Seleção enfrentou os ingleses duas vezes, ambas em 2013. No Wembley, na estreia de Luiz Felipe Scolari em sua segunda passagem pelo comando, Fred marcou, mas gols de Rooney e Lampard deram a vitória aos anfitriões.

Meses depois, em amistoso de preparação antes da Copa das Confederações, houve empate por 2 a 2 no Maracanã. Fred, mais uma vez, e Paulinho fizeram os gols brasileiros.

Assista aqui os gols de Neymar nos campeões mundiais.

Quando se fala em Brasil x Alemanha, vem à cabeça imediatamente o 7×1 da semifinal de 2014, que não teve Neymar em campo em razão de sua lesão nas costas, sofrida nas quartas de final após a entrada do colombiano Zúñiga.

Mas o craque enfrentou os alemães em 2011, logo depois do fracasso na Copa América, e fez um gol no finalzinho, para amenizar a derrota por 3 a 2, números que não traduziram a enorme superioridade dos adversários, já naquela partida.

Depois, vieram gols contra Argentina, Itália, Espanha, França, e o último deles marcado diante do Uruguai, em março deste ano. Um golaço por cobertura, por sinal, no Centenário.

Neymar chegou a 53 gols pelo Brasil no fim da semana passada, e ficou a três de empatar com Romário na artilharia histórica. Pelé lidera, seguido por Ronaldo e Zico. Depois vem o Baixinho. Os quatro têm gols contra a Inglaterra em suas listas. Falta o craque dos dias de hoje.

Os maiores artilheiros da seleção brasileira

Jogador Gols Jogos Média
Pelé 95 114 0,83
Ronaldo 67 105 0,63
Zico 66 88 0,75
Romário 56 74 0,75
Neymar 53 82 0,64

Fonte: Diário7 com informações de G1/esporte