Notícias

Governo quer uso compartilhado de postes com provedores de internet


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta quarta-feira (14) que o governo federal vai lançar uma política para compartilhamento dos postes de energia elétrica com empresas de telecomunicações. De acordo com ele, a utilização dessa infraestrutura é importante para a expansão de serviços, como a internet banda larga.

“O compartilhamento desses postes entre as prestadoras de telecomunicações e a distribuidora de energia é essencial para viabilizar os prestadores de pequeno porte. Atualmente, as prestadoras de pequeno porte correspondem a cerca de 52% do mercado de banda larga”, ressaltou ao participar do  Painel Telebrasil Innovations 2023, na capital paulista. 

Segundo o ministro, o programa, que se chamará Poste Legal, vai facilitar a expansão do serviço no país. “Essa política busca uma gestão isonômica e transparente do acesso aos postes, com remuneração baseada em custos”, enfatizou.

A política, de acordo com Juscelino Filho, está sendo discutida com o Ministério de Minas e Energia e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A intenção, de acordo com ele, é resolver problemas que surgiram com a falta de uma regulamentação específica para o uso dessa infraestrutura. “O compartilhamento de postes trouxe muitos problemas como a ocupação desordenada, escassez de pontos de fixação e impacto visual nas cidades”, enumerou.

Por Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo