Educação

Inscrições para o Enem 2024 Começam Nesta Segunda-feira

Período de Inscrições para o Enem 2024

A partir desta segunda-feira (27) até o dia 7 de junho, os estudantes de todo o Brasil poderão se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, haverá um calendário estendido para as inscrições, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Datas das Provas

As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para realizar a inscrição, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

Isenção da Taxa de Inscrição

Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira (24), junto com os recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos que estavam isentos e faltaram às provas. A taxa de inscrição para o Enem 2024 é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho. No entanto, os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção desse valor devido à calamidade pública no estado.

Importância do Enem

Criado em 1998, o Enem é uma avaliação crucial que mede o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Além de ser um instrumento importante para o acesso à educação superior no Brasil, os resultados do Enem podem ser utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Diversas instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que têm acordos com o Brasil também aceitam os resultados do Enem.

Participação de Treineiros

Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros. Esta modalidade permite que eles façam uma autoavaliação de seus conhecimentos nos anos anteriores ao término da educação básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo